© João Cachola

Patrícia Fonseca

Nasceu em janeiro de 2000. Estudou na Escola Profissional de Teatro de Cascais e licenciou-se no Ramo de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema, terminando em 2021.

Como complementos, frequentou diversos workshops e cursos sazonais, dos quais se destacam o Curso Trimestral na Comuna - Teatro de pesquisa, com orientação de João Mota, em 2018; e o curso certificado CAC – “Consciência do Actor em Cena” no Teatro O Bando, com orientação de João Brites e Juliana Pinho; No Teatro Nacional Dona Maria II integrou o elenco do projecto “Kcena”, em 2019, sob direcção de Teresa Sobral e Raquel André.

Enquanto actriz, trabalhou profissionalmente e academicamente com diversas companhias e encenadores, como, Carlos Avilez, Pedro Penim, Lígia Roque, Rui Neto, Jean Paul Buchieri, Beatriz Batarda, Tonan Quito, Fernanda Lapa, João Mota, João de Brito, Teresa Sobral, Rodrigo Aleixo, João Condeça e Juliana Pinho.

Trabalhou ainda enquanto assistente de produção e apoio a espectáculos com as companhias Teatro Gíria, Palco 13, Sociedade das Primas, As Crianças Loucas, Teatro Experimental de Cascais e com Pedro Russo. É curadora portuguesa do Festival Feskamba Teatro, em Luanda.

Em 2021, integra o elenco da produção da SP Televisão/SIC, a telenovela Amor Amor e em 2022 integra o elenco da produção SP Televisão Papel Principal.

Co-criou os espetáculos Fatma e Ritmo da Semente, com Ana Lúcia Palminha e Beatriz Teodósio, respectivamente. Ambos com apresentações em diversos locais de Portugal. Em 2024 integrou o espetáculo NO MEU BAIRRO, produção Sociedade das Primas e co-criou o espetáculo FILOS*PARAR, uma produção da Anthropos Associação Cultural. Em 2025, foi assistente de encenação do criador Mário Coelho no espetáculo Aquela Canção Sobre o Fim, estreado no Teatro São Luiz.

Internacionalizou o espetáculo O Ritmo da Semente por Moçambique, Angola, Cabo Verde e Guiné Bissau Internacionalizou o espetáculo A 20 de Novembro por Cabo Verde e Brasil, com a companhia Teatro Gíria. Ainda em 2025, internacionalizou o espetáculo Os dois irmãos no Festival Fetuba, em Ubá, no Brasil.

É membro fundador e co-diretora das companhias Teatro Gíria e Associação Cultural Anthropos. Foi ainda uma das nomeadas na Mostra de Jovens Criadores do Gerador.

 
Anterior
Anterior

Nuno Samora

Próximo
Próximo

Paulo Santos